De quanto em quanto tempo tenho que trocar o filtro do purificador de água?
Atualizado: 21 de jan. de 2020
Saiba como manter seu sistema de purificação de água sempre em dia, e com água potável.
Além de ser fundamental para nossa sobrevivência, a água precisa ser devidamente tratada para o nosso consumo diário. Por isso, a importância de sempre realizar a troca do filtro do purificador de água, mantendo essa manutenção em dia, seu purificador continuará a eliminar todos os microrganismos e bactérias que possam estar em contato com a água.
Mas a água da torneira já não está tratada?
Muitos têm a dúvida se tomar água de torneira faz mal à saúde. Ela é considerada própria para o consumo em diversas regiões do Brasil, dependendo do tratamento realizado e da qualidade da água no local. No entanto, apesar disso, beber água diretamente da torneira, sem qualquer tipo de procedimento para filtrá-la, pode colocar sua saúde em risco.
Há diversos fatores que podem prejudicar a qualidade da água, como um processo de tratamento não adequado, armazenamento impróprio ou até mesmo um sistema de encanamentos enferrujados e sujos. Outro problema é que, para algumas substâncias, como remédios que contaminam a água, não existe ainda um tratamento adequado para sua eliminação.
Para não correr o risco, o certo é apostar em um purificador para limpar as impurezas e consumir água de qualidade.
Como funcionam os purificadores de água?
Os purificadores irão tratar de todos os resíduos considerados impróprios para o nosso consumo e que estão contaminando a sua água. Os purificadores possuem filtros com sistema de purificação para as seguintes funções:
- Retirada de sólidos suspensos: como argila, areia, algas e outras impurezas;
- Retenção de contaminantes microbiológicos: bactérias, vírus, cistos;
- Retenção de elementos químicos: como o cloro, a geosmina, fluoreto, metais pesados, alumínio, removendo sabores e odores.
Como saber qual é a hora de fazer uma manutenção?
Todo purificador conta com um elemento muito importante, que é o refil, também chamado de Elemento Filtrante, responsável por filtrar a água.
Um dos sinais de que a troca é necessária é a diminuição do volume de água que sai da torneira. Outros indícios são: alterações na cor da água, no odor e no sabor indicando que o seu filtro está saturado ou vencido, e que ele já não está mais conseguindo filtrar as impurezas.
Ao perceber esses sinais, é necessário realizar a troca do filtro o mais rápido possível, pois podem trazer problemas sérios para a saúde.
Como fazer uma manutenção correta?
Os filtros são os responsáveis para a limpeza dessas impurezas que contaminam a água. Mas assim como todo produto, este tem uma data de validade. Como ainda não existem maneiras de limpar esses filtros, é preciso trocá-los de tempos em tempos.
Normalmente, o período de troca desse refil é de 3 a 6 meses. Mas pode variar dependendo do nível de impureza da água na sua região, para vocês terem uma ideia, nas regiões do sul de Minas onde a água é capacitada em nascentes, a purificação é mais eficaz o que permite que ela chegue mais limpa até as casas, já nas regiões de São Paulo e Ceará por exemplo, onde o racionamento é bem comum, a água pode apresentar resíduos diminuindo o tempo de vida útil, bem como a frequência com que o purificador é usado. Quanto maior o nível de impureza da água da sua região e por mais pessoas for utilizado, mais rápida será necessária a troca do filtro
Precisa trocar alguma o refil do seu Purificador Purizon? Clique aqui.
Comments